sexta-feira, 1 de outubro de 2021

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

 


Cada um de nós escreveu um pequeno texto sobre uma pessoa idosa à nossa escolha.

O meu avô Fernando tem quase 68 anos e toda a vida trabalhou muito. Aos 10 anos de idade ficou sem o pai e ele e os irmãos tiveram de ajudar a mãe. Guardou cabras e trabalhou na agricultura. depois foi para a tropa e seguiu para a Marinha, onde conheceu muitos países. Começou a trabalhar na Beralt, como torneiro mecânico e ainda continua dos dias de hoje.

Inês Domingos


A minha avó levanta-se, toma o pequeno-almoço e depois vai para o trabalho. Depois regressa e faz as tarefas de casa, como o nosso jantar.

Maria Inês Gomes


A minha bisavó chama-se Matutina, tem 82 anos e está viúva há 16 anos. É uma pessoa doente e usa muletas porque foi operada à anca, do lado direito. é faladora, bondosa e indiscreta (fofoqueira).

Afonso Lopes


A minha avó é a melhor do mundo. Ela faz-me as vontades todas. Nós fazemos pão e filhós juntas. Ela canta para mim e vamos tratar dos animais as duas. Ela faz todas as coisas bem e boas. Eu adoro a minha avó Alice.

Ariana Costa


A minha avó tem 58 anos e trabalha no lar da Barroca. Gosto muito da minha avó porque ela tem um cão, por me emprestar a maquilhagem e roupa dela que já não lhe serve. Vou à casa da minha avó Goreti, quase todos os dias.

Íris Jerónimo


Eu tenho uma avó que gosto muito. É a minha avó paterna, mãe do meu pai. Nasceu em Porto de Vacas e também teve a minha madrinha, que eu adoro. A minha avó Lúcia é muito boa para mim, brinca comigo e eu gosto muito dela.

Matilde Dias


A minha avó tem 84 anos e eu gosto de brincar com ela. A minha avó chama-se Maria. Eu ajudo-a a pôr a mesa, vou aos animais com ela, vou passear com ela e ajudo a trazer as compras para casa.

Ana Lima


A pessoa que eu escolhi é a minha avó materna. A minha avó materna chama-se Anita, nasceu em 1963, no dia 8 de setembro, tem 58 anos. nasceu em Salsas, no concelho de Bragança. Ela tem 2 filhos (a minha mãe Ana Paula e o meu padrinho Zé) e 3 netas (eu, a minha irmã Mariana e a minha prima Sofia). O marido dela chama-se Abílio e é o meu avô materno. A minha avó gosta de comer um bocadinho de tudo, ela cozinha muito bem. Nos fins de semana ela adora juntar a família lá em casa. O sonho dela era ir visitar África, para ver animais diferentes e selvagens no seu habitat natural.

Eliana Monteiro


O meu bisavô foi uma pessoa incrível, sempre pronto para ajudar os outros. Trabalhou toda a vida nas Minas da Panasqueira e no cultivo da horta. Foi também um excelente apicultor. Eu ainda me lembro como ele era: uma pessoa com bengala, alto, com boina, óculos e calvo. O meu bisavô encheu-me o coração. Gostava que voltasse à vida.

Gustavo Gonçalves


Os meus avós cuidam de mim como se eu fosse um bebé. Dão muitos abraços. Quando me magoo eles vão tratar de mim como se fossem uma gata a proteger a sua cria. O dia dos avós é um dia muito especial para mim.

Leonor Costa


Eu vou falar das minhas bisavós. Primeiro vou falar da minha avó Lucas. O seu nome é Maria José Lucas , tem 92 anos, trata da horta e gosta muito de mexer na terra. Agora vou falar da minha avó Piedade. O nome dela é Maria Piedade e tem 92 anos. Ela está no lar e eu vou visitá-la ao fim de semana. Elas são velhinhas mas eu gosto muito delas e elas de mim.

Mara Gonçalves


O meu avô andou na tropa. Ele tem 73 anos. A minha avó andou na escola da França a limpar. Ela tem 72 anos.

Tiago Fernandes


A minha bisavó chama-se Maria de Jesus Dias Monsanto e tem 83 anos. Vive no Alqueidão. Tem 3 filhos rapazes. O meu avô materno é o filho do meio. Tem seis netos e sete bisnetos. A minha bisavó é simpática e faladora. Eu gosto muito dela.

Gustavo Arrieche


A minha avó tem 67 anos, adora a horta e faz criação de galinhas. Gosta de conversar, de nos ver brincar e jogar futebol. Quando a minha mãe vai trabalhar ela cuida de nós e jogamos às cartas.

Gustavo Dias


A minha avó Delfina tem 84 anos, é mãe do meu pai e mora mesmo ao lado da minha casa. Ela já tem alguma dificuldade em andar por isso, nas minhas férias, fomos apanhar pinhas para ela. Ela é muito minha amiga. Quando eu era pequeno jogávamos muito às cartas.

Samuel Vicente


Eu tenho uma vizinha que se chama Adelaide e tem 87 anos. Ela é muito minha amiga e eu gosto muito dela. Quando eu passo por ela ficamos a falar muito tempo. A tia Adelaide, é assim que eu a trato. Quando eu era mais pequena ela dava-me bolachas e maças. Eu gosto muito dela.

Francisca Monteiro




0 comentários:

Enviar um comentário