Quando o meu primo (prof. Sérgio Paulo) era pequeno, gostava muito de subir para esta figueira. Especialmente quando tinha de fugir, apavorado, do chibo que os meus avós tinham.
Eu decidi imitá-lo e tirei esta foto para vos mostrar.
Olá! Sejam bem vindos ao nosso blogue. Somos a turma dos 3.º e 4.º anos da EB D. Eurico Dias Nogueira. Aqui colocaremos um pouco do nosso dia-a-dia na escola, os nossos trabalhos, as nossas aventuras, as nossas brincadeiras,os nossos gostos... Boa visita!
Quando o meu primo (prof. Sérgio Paulo) era pequeno, gostava muito de subir para esta figueira. Especialmente quando tinha de fugir, apavorado, do chibo que os meus avós tinham.
Eu decidi imitá-lo e tirei esta foto para vos mostrar.
O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo.
Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o globo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.
O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamado pela UNESCO em 1999, sendo comemorado em todos os seus países membros, com o objetivo de proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o planeta.
A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna serve para lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-da-lingua-materna/
Dia 12 fui a Lisboa ver, pela primeira vez, o Benfica jogar ao vivo. Adorei! É muito diferente assistir ao jogo no estádio ou em casa na TV. Senti-me muito bem, entusiasmado, animado e feliz, por poder ver os jogadores ali tão perto de mim.
Destaco o jogo feito pelo Darwin Nunes e pelo Grimaldo que me fizeram saltar de alegria.
Espero repetir esta experiência e poder mostrar aos meus
colegas alguns vídeos que fiz, como o do voo da águia Vitória, que foi
incrível!
O Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de fevereiro.
Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.
O Dia dos namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de São Valentim.
No Brasil, por exemplo, o Dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo António, que é conhecido como o santo casamenteiro.
A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.
Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.
Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amiga da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.
Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados. Mas, antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados "valentines".
Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos namorados no Dia de São Valentim (Valentine's Day, em inglês).
Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.
Se ainda não encontrou o programa ideal para o Dia dos Namorados e procura uma atividade barata, temos 5 ideias simples que a sua cara-metade vai adorar!
Na hora de almoço, vá buscar a(o) sua(seu) namorada(o) e surpreenda-a(o) com um piquenique à beira-mar ou num parque verde.
Pesquise receitas em livros de culinária ou blogues e ponha mãos à obra. Brinde ao amor com um bom vinho. Vai ver que o seu trabalho vai valer a pena.
De mota ou de bicicleta, o importante é buscar a sua cara-metade para um romântico passeio até um local emblemático para os dois.
Inspire-se com as palavras mais lindas e coloque na mala da sua amada ou, por exemplo, no casaco do seu amado, uma linda mensagem de amor.
Escolha as melhores fotografias que vocês têm juntos, as mais simbólicas e que representem os momentos mais importantes da vossa relação.
retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-dos-namorados-dia-de-sao-valentim/
Para comemorar este dia, ontem recebemos a visita do cabo Alves, da GNR da Lousã, que nos falou sobre os perigos que podemos encontrar na internet e sobre o que devemos ou não devemos fazer, enquanto navegamos.
O Dia Internacional da Internet Segura celebra-se a 8 de fevereiro em 2022 com o tema Uma internet melhor começa com você.
Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro, com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação.
A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.
Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente.
Durante a segunda semana de fevereiro decorre a semana da internet segura, com muitas iniciativas nas escolas portuguesas que incentivam a segurança na internet.
O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se anualmente no dia 4 de fevereiro.
O objetivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os fatos reais da doença.
A celebração deste dia baseia-se na Carta de Paris, aprovada em 4 de fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio. A Carta apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro.
Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos.
Os cancros que mais matam são os do cólon, reto e ânus, assim como os cancros da laringe, brônquios, pulmão e estômago.