segunda-feira, 31 de maio de 2021
DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR
O Dia Internacional do Brincar celebra-se a 28 de maio.
O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, Portugal incluído.
Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades. O brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatidade, exploração e convivência.
Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interdido pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra.
Como celebrar
No dia 28 e ao longo da última semana de maio (a semana do brincar) realizam-se atividades onde a palavra de ordem é brincar. Entre outras atividades pode-se:
- Jogar jogos tradicionais ao ar livre
- Brincar em parques infantis
- Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos
- Incentivar brincadeiras nas escolas
- Pegar nos brinquedos de criança
- Fazer um piquenique com as crianças
Origem da data
A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA
terça-feira, 25 de maio de 2021
VISITA AO ORVALHO - ELIANA
No domingo fui com os meus pais, o meu avô materno Abílio, a minha irmã e com alguns motards amigos fazer uma visita aos passadiços do Orvalho.
Vimos belas paisagens.
Gostei muito desta visita!
segunda-feira, 24 de maio de 2021
RAMO DA ESPIGA
Para comemorar o dia da espiga fomos dar um passeio pelos campos à volta da nossa escola e apanhámos o nosso ramo da espiga.
quinta-feira, 20 de maio de 2021
DIA MUNDIAL DAS ABELHAS
Hoje, 20 de maio, comemora-se o Dia Mundial das Abelhas.
Porquê o dia 20 de maio? Este dia coincide com o aniversário de Anton Janša, nascido em 1734 e natural da Eslovénia, pioneiro em técnicas modernas de apicultura e especialista neste campo.
Quem nunca ouviu alguém gritar “É uma abelha!”, enquanto abana os braços e corre para fugir desta criatura voadora? Muitas pessoas têm medo de abelhas, talvez pelo aspeto assustador do seu ferrão. No entanto, contrariamente ao que se possa pensar, as abelhas não são insetos agressivos e não perseguem humanos sem serem provocadas. Se se aproximarem de alguém, é porque provavelmente existe algo que atraiu a sua atenção, como algum alimento ou bebida.Sabia que há plantas que são polinizadas apenas por uma determinada espécie de inseto?
A planta do cacau (Theobroma cacao) depende, por exemplo, de moscas! Já a baunilha, a vagem (fruto) de cerca de 150 espécies de orquídeas, em que apenas duas destas são comestíveis, é polinizada pelas pequenas abelhas-da-baunilha.
Cerca de 80% das plantas com flor do Planeta precisam de animais para serem polinizadas, não sendo apenas as abelhas que o fazem. Borboletas, abelhas, moscas, abelhões, vespas, formigas e até escaravelhos são apenas alguns dos insetos sem os quais a vida na Terra seria muito diferente.
As populações de abelhas e outros polinizadores estão a desaparecer, principalmente devido ao uso massivo de pesticidas, aliado aos sistemas de agricultura intensiva e de monocultura, à introdução de espécies invasoras, a doenças e às alterações climáticas.
No Dia Mundial da Abelha, deixamos algumas razões que tornam os polinizadores tão importantes e dicas de como podemos ajudá-los:
Melhoram as nossas dietas, fornecendo micronutrientes (alimentos ricos)
Muitas frutas, vegetais, sementes, frutos secos e óleos, desapareceriam se os polinizadores deixassem de existir. Um mundo sem polinizadores é um mundo sem alguns dos alimentos considerados por muitos imprescindíveis, como morangos, maçãs, mirtilos, cerejas, amêndoas, cacau e café.
Dica: Crie áreas de flores silvestres na sua varanda, parapeito ou jardim – não precisa de muito espaço! Escolha flores com cores, formas e épocas de floração diferentes, ideais para polinizadores de espécies distintas.
Dão-nos mel!
Sabia que das cerca de 20.000 espécies de abelhas que existem, apenas 7 são abelhas produtoras de mel? Este produto é um adoçante natural com propriedades antibacterianas e antissépticas. Há milhares de anos que o mel faz parte da civilização humana. Os egípcios, por exemplo, utilizavam o mel para fins medicinais, como curar feridas.
Dica: Compre mel de produtores locais, que geralmente recorrem a técnicas de apicultura sustentáveis.
Tornam os nossos alimentos mais saborosos
As plantas, ao serem bem polinizadas, vão produzir frutos e vegetais maiores, mais uniformes e mais saborosos. Se não forem polinizadas corretamente, as plantas não investirão necessariamente os seus recursos de forma igual na produção de uma fruta ou vegetal.
Dica: Prefira produtos biológicos e da época. Evite o uso de pesticidas, fungicidas ou herbicidas no seu jardim/horta. A ação ampla destes produtos é extremamente prejudicial para os polinizadores, podendo ir desde a desorientação à acumulação de toxicidade no seu organismo até, finalmente, à morte.
quarta-feira, 19 de maio de 2021
VISITA VIRTUAL DO ESCRITOR PEDRO SEROMENHO
No dia 13 de maio recebemos a visita virtual do escritor Pedro Seromenho, que nos apresentou o seu livro Inês, a inventora de profissões, escrito no âmbito do programa Realiza.te, da CIM Região de Coimbra.
Foi uma atividade muito divertida e educativa, que nos permitiu descobrir muitas coisas sobre o livro e sobre o seu autor.
Durante a semana trabalhámos o livro, tanto nas aulas como nas Atividades Lúdico-Expressivas.
Uma das tarefas consistia em inventarmos uma profissão, como fazia a personagem principal do livro. Depois de o fazermos também a ilustrámos.
Vejam:
terça-feira, 18 de maio de 2021
DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio.
A celebração da data é feita desde o dia 18 de maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO).
Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas poderem visitar os espaços museológicos do país.
Cerca de 70 museus de Portugal participam neste dia com cerca de 400 atividades muito variadas.
As iniciativas do Dia Internacional dos Museus em Portugal são divulgadas por volta deste dia no site Património Cultural.
retirado de https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-dos-museus/
CACHORRINHOS PRA ADOTAR - ARIANA
Como sabem a minha Lady foi mamã.
Se alguém estiver interessado em adotar um entre em contacto connosco.